Na Vibe da releitura

image by freepik

Recentemente me peguei numa vibe de reler alguns livros que li quando era mais nova. E é incrível como a maturidade nos faz perceber nuances e enxergar a história de outra forma. Na verdade, acho que não só a maturidade, mas também a bagagem que fui acumulando da primeira vez que li até a releitura atual.

Reli dois livros do Paulo Coelho, o Alquimista e Brida. Sim, eu gosto dos livros dele. E reler o Alquimista depois de tanto aprendizado no meu caminhar espiritual, me esclareceu coisas que não enxerguei da primeira vez mas que agora ficaram óbvias. Já quando estava relendo Brida, fiquei surpresa o quanto da história eu ainda lembrava, por exemplo, como se eu conseguisse prever o que viria na sequência. E me surpreendeu pois ultimamente minha memória tem me pregado muitas peças.

Do que eu estava falando, mesmo? Ah sim, lembrei…releituras.

Além desses, reli alguns outros do Machado de Assis, estou relendo alguns do Pedro Bandeira com a minha filha.

Mas, essas releituras me trouxeram um problemão. Um segunda lista, que já está imensa, de livros a serem relidos e repousa ao lado da lista enorme de livros a serem lidos pela primeira vez. Não sei onde vou achar tempo para tudo isso, já que ambas crescem felizes todos os dias. Vivo quebrando a cabeça em como dosar ou escolher entre elas. Pensei em algo do tipo a cada três lidos da lista de novos, releio um da outra lista. Mas ainda não encontrei uma fórmula que acalmasse meu coração de que terei tempo para ler todos.

Tem quem ache que reler livros é desperdício, que se já leu tá lido e pronto. Mas não consigo abandonar (ainda) a ideia de que na releitura encontramos um novo livro e isso me encanta. Será que um livro que amei quando era adolescente, vou continuar gostando agora? Será que terá um impacto maior ou menor em mim?

Um livro que tenho curiosidade em reler é o Mundo de Sofia. Li no primeiro ano de faculdade e confesso que na época a empolgação do meu professor de Filosofia não fez jus a minha leitura. Mas tenho para mim, que estava numa época meio rebelde revoltada, pois não queria seguir cursando Administração e tudo o que vinha daquelas aulas me irritavam. Sufoquei a rebelde, seguia adiante e terminei a faculdade. Mas hoje, nessa vibe de releitura e lendo a sinopse do livro, acho que é um daqueles livros que vou gostar bastante. Está ai, além de incluí-lo na lista de releituras, vou colocá-lo no topo, o próximo a ser lido.

Me conta aqui se você é do time da releitura ou se acha que livro só se lê uma vez.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *