Por que esperamos um evento acontecer para sermos felizes? É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem “Ah, quando eu comprar uma casa eu vou ser feliz”, “Quando trocar de emprego vou ser feliz”. Vivemos esperando a felicidade ao invés de sentirmos a felicidade em tudo o que acontece no dia a dia. Depositar nossa felicidade na obtenção de coisas ou de pessoas causa estress, ansiedade e muita frustração.
Obviamente ninguém é feliz ou triste o tempo todo. Mas ficar esperando a felicidade chegar é cruel. Todo dia acontecem coisas que nos deixam feliz, um carinho dos filhos, uma reunião bem-sucedida, uma conversa alegre, uma comida gostosa, um filme divertido, um abraço, um beijo, um sorriso. Quando olhamos para as pequenas coisas e começamos a ser gratos por elas, passamos a sentir e viver a felicidade todos os dias.
Isso não significa que não iremos sofrer, isso faz parte da nossa jornada aqui. A grande questão é aprendermos a encarar nosso sofrimento, nossa dor. É entender os nossos sentimentos e lidar com eles. Chorar, sentir raiva, frustração faz parte, mas precisamos encará-los, ao invés de “ignorá-los” ou varrê-los para baixo do tapete, porque mais cedo ou mais tarde eles voltarão, e provavelmente, mais fortes.
Ao entendermos nossos sentimentos, ao lidarmos com eles sem medo do julgamento do outro (sim, atualmente parece que não temos direito de ficar triste) fica mais fácil superá-los e vamos aprendendo a reconhecer os momentos felizes e prazerosos, e a sermos gratos por eles.
Quando paramos para pensar, tudo está relacionado com o equilíbrio. Balancear nossos sentimentos, nossas expectativas, nossa vida. Vamos escorregar para um lado ou para o outro, mas a arte é aprender a voltar para o centro, reequilibrando a balança.