Sou escritora e não tenho um livro que mudou minha vida.

Imagem: Laura Kapfer - Unsplash

Qual foi o  livro que mudou sua vida? E o(a) autor(a) que mais te influenciou?

Essas são algumas das curiosidades que as pessoas me trazem em conversas sobre como é ser escritora (e leitora voraz!)

Confesso que até eu  tenho essa curiosidade em relação a diversos autores. Por exemplo, poderíamos supor que Rafael Montes tenha sido influenciado por Stephen King, mas na verdade, segundo reportagem do Portal Terra de 10 de agosto de 2024, no topo de sua biblioteca está nada mais nada menos que Agatha Christie e sua obra favorita é O caso dos dez negrinhos, atualmente publicado como Agora não sobrou nenhum.

Ao pensar sobre essas questões, chego a conclusão que não tem um livro específico que mudou minha vida ou influenciou o modo como escrevo. Sempre li muito e me sinto preenchida por vários livros, histórias e personagens diferentes ao longo da minha trajetória. Na infância/adolescência me lembro de ter lidos vários livros do Pedro Bandeira com a turma dos Karas (que, a propósito, estou tendo a alegria de reler com minha filha), Lya Luft, José de Alencar, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado entre tantos que a escola exigia (obrigada para uns, diversão para mim!) passando por tantos outros como Gabriel Garcia Marques, Paulo Coelho, Ana Maria Machado, Dan Brown, J.K Rowling, Jodi Picoult e chegando até hoje com uma infinidade de tantos outros nomes e títulos.

Curiosidade – tenho uma prateleira na minha estante que é a minha adoração: livros a serem lidos. Cada vez que tiro um livro dela para mais tarde subi-lo para a prateleira de livros já lidos, meu coração dispara com medo dela estar ficando vazia. O que me dá motivos de sobra para adquirir mais alguns!

Bem, voltando ao tema…seria um trabalho danado listar todos os livros que já li (não sei nem se tenho memória para isso!), mas seria divertido também. Quem sabe um dia faço essa lista. Porém, afirmo com toda tranquilidade do mundo que todos me influenciaram. Cada um do seu jeitinho.

Obviamente, deve ter algum livro que não me agradou, mas ao longo da vida fiz questão de esquecê-los. Agora, autores que não gosto? Não tenho. Ou talvez ainda não os conheça. O que não curto mesmo, como falei no meu Podcast anterior são livros de terror. Então, talvez não tenha muito o que falar sobre quem os escreve, apesar de adorar o livro de Stephen King que onde ele conta o seu processo de escrita.

Acho que talvez exista uma ideia de que as pessoas se tornam escritoras pela magia exercida por um livro específico. Alguma espécie de transe que tenha acontecido durante a leitura. Talvez alguns até passem por isso. Mas, para mim, ser escritora foi uma construção percorrida ao longo da minha vida e da qual só tive coragem assumir mesmo na maturidade por “n” razões que não cabem nessa conversa.

Portanto, sou um pedacinho de cada livro, de cada personagem e de cada autor que li e leio. Esse processo não tem fim, pois estamos em constante mudança e crescimento. E, o conhecimento, as novas experiências, as novas aventuras são parte integral dessa nossa evolução.

Agora quero saber de você. Tem algum livro, personagem ou autor que marcou ou mudou sua vida?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *